Análise de DPS no Ultraxion

Requisitos mínimos

Nas últimas tentativas para derrotar o Ultraxion em Dragon Soul, nossa guild Nabunada Naovaidinha tem tido problemas com o tempo de enrage do boss e, em última instância, o DPS total do grupo. Em outras palavras, não se está atendendo os requerimentos de DPS mínimo para derrotar o Ultraxion.

Qual seria esse DPS mínimo? Segundo http://www.icy-veins.com/ultraxion-detailed-strategy, seção 1, Ultraxion tem 57M de pontos de vida e 6 minutos de enrage timer. Fazendo as contas:

57M / 6 min = 57M / 360s = 158333,3… DPS =~ 158.3 kDPS

Considerando que será usada uma composição padrão com 2 Tanks/3 Healers/5 DPS e que os Tanks dão 12 kDPS (o que está de acordo com nossos últimos parses, Nabunada, Taquiopariu e Zerothbala fizeram 13~14 kDPS nas diversas tentativas), temos:

158.3 – (12 * 2) = 134.3 / 5 = 26.86 kDPS

Então, seria necessário que cada um dos 5 DPS fizessem 26.86 kDPS ou mais para que o boss seja vencido. Tirando todos os buffs de raid disponíveis para um dado personagem, ele deverá fazer algo em torno de 85% desse dano total:

(26.86 * 85) / 100 = 22.82 kDPS ~= 22 kDPS

Ou seja, podemos estimar que esse jogador deve conseguir fazer aproximadamente 22 kDPS sem quaisquer buffs (por exemplo, sozinho atacando um Boneco de Treinamento de Raide). Novos jogadores, que acabaram de começar a coletar gear e aprender a jogar sua classe, podem ter certa leniência nesse valor. Uma folga de 2 kDPS, chegando a 20 kDPS, é um bom número. Mas, como chegar nesse valor “mágico”?

SimulationCraft

A primeira parte de sua análise deve começar respondendo a seguinte pergunta: quanto DPS eu PODERIA estar fazendo, em um mundo ideal? Para respondê-la, temos o simulador SimulationCraft (http://simulationcraft.org/) — clique no link “Download Latest Version” da página para baixar o programa.

O SimulationCraft é uma ferramenta que simula mecânicas de combate do World of Warcraft. Ele pode, por exemplo, “carregar” o seu personagem e simular diversas lutas contra bosses encontrados no jogo, exibindo gráficos de dano e valores para análise. Assim, é possível determinar quanto DPS o seu personagem conseguiria fazer caso levado ao seu limite, em termos de habilidade de execução.

Como usar o programa? Primeiro, vá na aba “Import”, e em seguida “Battle.Net”. No campo de busca superior, digite o nome do seu personagem (pode haver nomes repetidos em diversos servidores, procure o servidor correto). Uma vez com o personagem na tela, clique no botão “Import” no canto inferior direito para carregar o personagem para o programa.

Vá para a aba “Options” para editar as opções de simulação. Como queremos, a princípio, simular uma luta contra um Boneco de Treinamento de Raide, devemos fazer as seguintes alterações:

Globals

  • Iterations: 1000
  • World Lag: Medium (caso seu lag seja próximo de 200ms, o que é provável)
  • Length: o tamanho da batalha a ser simulada, em segundos
  • Fight Style: Patchwerk
  • Target Level: Raid Boss

Buffs

  • Desmarque todos os buffs, exceto aquele providos pelo seu personagem/pet. NÃO MARQUE BLOODLUST (HEROISM/TIME WARP), MESMO QUE SEU PERSONAGEM POSSA USAR ESSA MAGIA.
Debuffs
  • Desmarque todos os debuffs, exceto aqueles que seu personagem/pet pode aplicar.

Feito isso, clique no botão inferior direito “Simulate” e veja os resultados!

World of Logs

Agora, vamos comparar o que seu personagem pode fazer na teoria com o que está sendo feito realmente. Para isso, vamos usar o website World of Logs (http://www.worldoflogs.com), que permite a guilds e jogadores efetuar o envio de arquivos de logs do jogo para análise no site, para otimização de seu jogo e análise de falhas.

A guild Nabunada Naovaidinha possui sua própria página no World of Logs: http://www.worldoflogs.com/guilds/184060/ . Você pode clicar em qualquer dos logs disponíveis, categorizados por dia/hora/raid, e visualizar sua performance naquela raid. De fato, também é possível buscar arquivos públicos de logs de outras guilds e compará-los com o seu, possibilitando encontrar falhas e melhorias em seu estilo de jogo.

Vamos comparar a previsão teórica do SimulationCraft com os resultados reais do World of Logs. Como exemplo, consideremos este log do personagem Grafitte, do dia 24/01: http://www.worldoflogs.com/reports/4mknword6ubi8n0p/sum/damageDone/. É um log de uma luta contra um Boneco de Treinamento de Raide, sem buffs externos, comida ou flasks com duração de cerca de 2:30 minutos (210 segundos). Podemos observar que o DPS médio é de 26.5 kDPS, em comparação com a previsão teórica de 27.1 kDPS, que pode ser vista aqui: http://pwfriends.com.br/banks/wow/simc_screens/Grafitte_20122401_Patchwerk_nobuffs.html . Ou seja:

(26.5 * 100) / 27.1 = 97.78%

Logo, podemos inferir que o personagem Grafitte, naquele log específico, foi levado a 97.78% do DPS teórico máximo para aquela luta em particular.

Tente fazer suas próprias simulações e análises de logs e observe qual desempenho percentual está sendo atingido. Caso ele esteja um pouco baixo (por exemplo, menor que 85%), considere buscar outros personagens no World of Logs que tenham a mesma classe e spec que o seu, e compare os gráficos de uso de magias e outros detalhes que podem permitir deduzir erros/melhorias em sua rotação.

De volta ao Ultraxion

Agora que já sabemos como funcionam o SimulationCraft e o World of Logs, podemos fazer algumas análises a respeito do assunto inicial deste post, o Ultraxion. Segundo nossa previsão, seriam necessário ter 158.3 kDPS ou mais, para todo o grupo, para conseguir derrotá-lo dentro do enrage de 6 minutos.

Vejamos, primeiro, o log de um wipe: http://www.worldoflogs.com/reports/8ft4bycp3eg0u5c3/sum/damageDone/?s=6785&e=7134 . Observe que no final da coluna DPS (Total), temos 148.0 kDPS médios durante a luta. Como esse valor é 10.3 kDPS inferior ao mínimo necessário para derrotar o boss, a tentativa resultou em um wipe.

Agora, o log de um sucesso: http://www.worldoflogs.com/reports/r9aoqt5gd93jei9v/sum/damageDone/?s=11854&e=12190 . Na coluna DPS (Total), temos 166.7 kDPS, 8.4 kDPS acima do mínimo necessário, resultando em uma tentativa de sucesso.

Um pensamento sobre “Análise de DPS no Ultraxion

  1. Aranha disse:

    Felipe, linkaste com o SimulationCraft utilizando a Tol’vir potion. Não vejo porque não botar o resultado mais acurado que conseguimos, mesmo que pareça estranho.

    Tentarei fazer o log do meu hoje pra postar também.

    Acho interessante que todos procurem fazer isso. Há diferenças substanciais entre a raid e o boneco, mas permanece como muito válido. Por exemplo, o Warrior e o Feral Druid ganham rage apanhando e boa parte dos boss tem raidwide attacks pra encher este rage. Sendo assim, dá pra castar muito mais coisas na luta de verdade, subindo o DPS real. Por outro lado, estive usando muito pouco a habilidade “Slam” na raid por não faltar rage pra outras habilidades como “Heroic Strike”, e me vi facilmente “rage starving” ontem ao tentar no boneco. Também vi a boa possibilidade de aprender a fazer melhor os bursts, combinar os cooldowns, etc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: