Guia do RAF

Fala pessoal,

continuando um assunto iniciado por email na lista da guild Nabunada Naovadinha, vou tentar detalhar logo abaixo um Guia para melhor (mais rápida) execução do RAF (Recruit-a-Friend) até o nível 80, patch 4.3 da expansão Cataclysm.

Numa explicação rápida, RAF é um procedimento em que um jogador já inscrito no World of Warcraft (doravante, o “recrutador”) envia um convite para que um amigo (o “recrutado”) , para que joguem juntos e tenham benefícios. O principal desses benefícios é que, jogando juntos e desde que a diferença entre níveis dos dois personagens não ultrapasse 3 (três níveis), os dois jogadores ganham experiência a uma taxa três vezes maior que a normal. Além disso, o recrutado pode repassar “gratuitamente” metade dos níveis ganhos com um de seus personagens para qualquer outro personagem do recrutador, desde que esse esteja em nível inferior ao do personagem do recrutado (a recíproca não é verdadeira, no entanto).

Somando-se a esse ganho 3x maior de XP a possibilidade de contar com o personagem de um terceiro amigo, já no nível 85, para “carregar” os outros dois pelas dungeons, temos um método extremamente eficiente para nivelar personagens, conhecido como boosting. A situação ideal para que o boosting ocorra da melhor forma possível é quando os “carregados” estão fazendo uma dungeon de nível apropriado E podem fazer quests nessa dungeon. O grinding, ou seja, repetir a mesma dungeon diversas vezes obtendo apenas a experiência ganha por matar monstros, não é a melhor forma de fazer o boosting, embora às vezes necessária para evitar longas viagens à próxima dungeon.

O objetivo deste post é detalhar um método otimizado para tornar o boosting ainda mais rápido. Haverá seções para as expansões Classic, Burning Crusade e Wrath of the Lich King do jogo, bem como dicas gerais de boosting e para nivelar o gap dos níveis 80~85. Sem mais delongas, vamos lá:

Classic (níveis 1-58)

As dungeons disponíveis na parte Clássica do jogo são as seguintes:

Como é possível observar, não há dungeons abaixo do nível 15. Assim, o gap 1-15 deve ser feito via quests, preferencialmente com ambos os jogadores fazendo o mesmo hub de quests para usufruir do ganho do triplo de XP. Use a função de summoning do RAF para que o recrutado venha fazer as mesmas quests que o recutador, mesmo que sejam de raças diferentes.

Antes de mais nada, segue um conjunto de dicas gerais a serem consideradas para tornar o boosting mais eficiente:

  • EVITE dar loot em monstros: o gold a ser ganho nos drops não justifica o tempo perdido para dar loot em todos os monstros. Ao chegar no nível 85 você irá fazer gold muito mais rápido.
  • LEMBRE-SE de fazer TODAS AS QUESTS disponíveis nas dungeons.
  • LEMBRE-SE de dar loot em bosses/itens necessários para as quests. Evite perder tempo, por exemplo, voltando a um dos bosses do início da run porque você esqueceu o loot.
  • Caso você seja caster/ranged/healer FIQUE LONGE do booster (i.e. o personagem de alto nível que está “carregando” o grupo) em pelo menos 10 jardas, para evitar puxar aggro.
  • NÃO EXECUTE ações que podem gerar aggro para você, como ataques AoE e healing, os mobs podem matá-lo rapidamente. Caso o grupo não possua um membro com spell de ressucitação haverá perda de tempo esperando por corpse runs.
  • ATAQUE os mesmos alvos que o booster usando a função /assist, evitando puxar aggro.
  • USE summoning stones, Ritual of Summoning de Warlocks e summons do RAF para acelerar a chegada à próxima dungeon.
  • Para RESETAR todas as instâncias, saia de uma dungeon e clique no portrait do party leader, escolhendo a opção “Reset all Instances”. Lembre-se, o limite máximo é de 5 dungeons/hora.
Chegando ao nível 15, o boosting pode começar. Já que a guild Nabunada Naovaidinha é da facção Alliance e que muitos de seus jogadores ficam em Stormwind, o objetivo é que se reduza ao máximo o tempo de trânsito entre Stormwind e a dungeon-alvo, idealmente sem sair do continente de Eastern Kingdoms. Outro requisito é que recutador/recutado tenham o nível mínimo suficiente para fazer todas as quests de uma dada dungeon antes de iniciá-la.
Dadas as condições acima, sugerimos o guia abaixo:
  • Sete sua Hearthstone para Stormwind.
  • Vá para Westfall, flight path de Moonbrook e faça The Deadmines tantas vezes quantas necessárias até chegar ao nível 20.
  • Volte para Stormwind (use a Hearthstone) e faça The Stockade tantas vezes quantas necessárias até chegar ao nível 26.
  • Agora você precisa chegar em Tirisfal Glades (extremo norte de Eastern Kingdoms) para fazer as dungeons de Scarlet Monastery. No nível 26 isso é um pouco complicado, então vamos ver as opções:
    • Peça para que dois membros da guild com flying mounts voem até Western Plaguelands, flight path de Andorhal, voem até Tirisfal Glades e summonem os três membros da party (booster, recrutador e recrutado) para Scarlet Monastery usando a summoning stone.
    • Supondo que o recrutador possui um personagem acima do nível 35, logue nesse personagem e voe até o flight path de Andorhal, voando/cavalgando o restante do caminho até Scarlet Monastery. Efetue o summon RAF do recrutador para o recrutado. Logue no personagem sendo nivelado pelo recrutador, e use o summon RAF do recrutado para o recrutador. Agora, ambos estarão em Scarlet Monastery. Use a summoning stone para trazer o booster para a dungeon.
    • Voe para Arathi Highlands, flight path de Refuge Pointe e cavalgue para o norte passando por The Hinterlands e Western Plaguelands até chegar a Tirisfal Glades. Embora possível, essa não é uma boa opção porque os monstros encontrados no caminho terão até 10 níveis a mais que os personagens sendo nivelados.
  • Uma vez em Scarlet Monastery faça Graveyard tantas vezes quantas necessárias até chegar ao nível 29.
  • Faça Scarlet Monastery:Library até chegar ao nível 32. Nesta parte pode ser interessante voltar e alternar entre Graveyard e Library antes de resetar as instâncias para fazer menos resets.
  • Faça Scarlet Monastery:Armory até chegar ao nível 35. Pode ser interessante alternar entre Library e Armory para fazer menos resets.
  • Faça Scarlet Monastery:Cathedral até chegar ao nível 38. Pode ser interessante alternar entre Armory e Cathedral para fazer menos resets.
  • Volte para Western Plaguelands pelo mesmo caminho de entrada para Tirisfal Glades e faça Scholomance até chegar ao nível 42. Como há várias quests nesta dungeon, não deve ser necessário fazer mais que 1 run e meia.
  • Volte para o flight path de The Mender’s Stead e pegue um grifo para o flight path de Plaguewood Tower, Eastern Plaguelands.
  • Faça Stratholme:Main Gate tantas vezes quantas necessárias até chegar ao nível 46. Duas ou três runs podem ser necessárias, talvez menos.
  • Vá para leste até chegar em Eastwall Gate, Eastern Plaguelands.
  • Faça Stratholme:Service Entrance até chegar ao nível 51. Nesta parte começa a ficar um pouco lento conseguir XP apenas refazendo a dungeon diversas vezes. Considere fazer algumas quests em Searing Gorge e Burning Steppes caso o boosting esteja ficando muito lento.
  • Use a Hearthstone e volte para Stormwind. Voe até o flight path de Flamestar Post, Burning Steppes, e entre em Blackrock Mountain diretamente ao norte. Desça ao nível mais inferior da montanha e dentro de uma mina, navegando até encontrar a próxima dungeon.
  • Faça Blackrock Depths até chegar ao nível 55. Essa dungeon é muito complexa e longa, então fique de olho no mapa e cuidado para não se perder. Mas, calma, vai piorar.
  • Suba até a posição da summoning stone de Blackrock Mountain e passe pela corrente logo em frente, chegando a uma estátua. Pula à esquerda e passe por trás da estátua, pulando dentro da sacada à frente para entrar em…
  • Faça Blackrock Spire até chegar ao nível 58. Essa dungeon é tão complexa quanto a anterior, mas tem mais pisos e quedas (semi) letais. Faça primeiro a parte à esquerda, Upper Blackrock Spire. Volte ao começo, entregue as quests e vá para o lado oposto, completando Lower Blackrock Spire.
  • Ao chegar no nível 58, use a Hearthstone e volte para Stormwind. Aprenda suas habilidades, use pontos de talento e venda/repare, o que precisar.
  • Vá para a torre central de Mage Quarter e pegue o portal para Blasted Lands. Siga reto para passar pelo Dark Portal e passar à próxima parte do guia.

The Burning Crusade (níveis 58-70)

As dungeons disponíveis na expansão The Burning Crusade são as seguintes:

Nosso objetivo será executar o boosting da forma mais rápida possível e, para tanto, o mais importante é reduzir o tempo de viagens ao máximo. Sendo assim, confira o guia sugerido:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: